América do Sul
Buenos Aires
O Destino
A cidade, chamada pelos locais de Capital Federal, é um dos centros culturais de maior importância da América Latina com uma grande oferta cultural de museus, teatros, shows de tango, cafeterias e bibliotecas.
Buenos Aires é ainda conhecida como a Paris da América do Sul, pois é uma cidade única no continente, com variada arquitetura e cultura, onde se destaca a música e a arte, e uma vida noturna agitada. Com mais de 13 milhões de habitantes, é considerada a segunda maior metrópole da América do Sul em termos populacionais.
Buenos Aires tem as quatro estações bem definidas. Sua temperatura média anual é de 16,5°C, com os meses de verão bastante quentes e úmidos, sendo que a temperatura varia entre 22° e 33°, com picos de 40°, onde são comuns as chuvas de verão. Já no inverno faz frio e venta muito, com temperatura média variando entre 3°C e 18°C, podendo chegar a alguns graus abaixo de zero. A primavera e o outono são amenos e a temperatura nessas épocas do ano varia entre a mínima de 13° e a máxima de 22°. O último registro de neve era de 1918 até uma recente nevasca atingir quase toda província de Buenos Aires em julho de 2007, para alegria dos viajantes.
No final de semana acontecem as feiras de San Telmo e da Recoleta, bacanas para caminhar e jogar conversa fora.
Os shows de tango são a pérola da cidade. São muitas as casas de espetáculos que apresentam shows variados de dança e música, do tango tradicional (Viejo Armazém) ao mais contemporâneo (Café Tortoni), passando pelos grandes shows (Sr. Tango).
A cidade praticamente não dorme. Aproveite o dia para visitar museus, parques, praças, bairros, prédios históricos e monumentos. Saia para jantar entre 21h e 22h e, por volta de 1h ou 2h, já é hora de ir a uma (ou várias, em "peregrinação") boates. E se sobrar fôlego, você pode trminar a noite no cassino, que fica num navio sobre o Rio da Prata.
Entre os lugares turísticos mais importantes se encontram no Centro Histórico da Cidade, setor formado praticamente pelos bairros de Monserrat, San Nicolas e San Telmo, incluindo a Casa Rosada, sede do governo da Argentina.
A culinária argentina se caracteriza por muita carne, vinhos e empanadas, em grande parte devido aos italianos e espanhóis. As carnes, temperadas só com sal, quase sempre vêm sempre acompanhadas por batatas e saladas, além do tradicional pão. Entre as principais carnes, destacam-se o bife de chorizo (nosso contra-filé), lomo (nosso filé mignon), carne de cervo e de javali. Não deixe de provar a famosa parrillada.
Os doces argentinos também são uma atração de Buenos Aires. O "dulce de leche" é maravilhoso e os alfajores também! Os clássicos são os da Havanna. Os sorvetes argentinos também são excelentes, entre eles os sabores de dulce de leche da Freddo e de cassis da Munchi's.